O STF condena por unanimidade Carla Zambelli a 10 anos de prisão pela invasão do hacker do CNJ

Share

Foi condenado a 10 anos de prisão, em um regime inicialmente fechado, perda de mandato parlamentar e desleixado

Carla Zambelli

Se a condenação for confirmada, o deputado pode perder seu mandato (foto: Lula Marques, EBC)

A primeira classe do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou por unanimidade o deputado federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti para a invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Zambelli foi condenado a 10 anos de prisão, em um regime inicial fechado.

Continue após a publicidade

Receba notícias NSC total através do canal do WhatsApp

O julgamento no plenário virtual do Tribunal analisa a acusação do Gabinete do Procurador -Geral em relação aos crimes de invasão do dispositivo de computador e à falsidade ideológica.

Os ministros seguiram o voto do Relator, o ministro Alexandre de Moraes, e condenaram Zambelli por unanimidade. Moraes propôs as seguintes penalidades:

  • CARLA ZAMBELLI: 10 anos de prisão, inicialmente fechados, perda de mandato parlamentar (a ser declarado pela Câmara dos Deputados após os Judicata res) e pela sensação.
  • Walter Delgatti: 8 anos e 3 meses de prisão, inicialmente fechado. Já está cumprindo a prisão pré -quadrial.

Continue após a publicidade

Ambos também terão que pagar uma compensação de US $ 2 milhões por danos morais e coletivos.

Os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Carmen Lúcia e Luiz Fux votaram pela condenação do deputado Carla Zambelli e do hacker Walter Delgatti.

Se a condenação de Zambelli for confirmada após os recursos, a Câmara dos Deputados declarará a perda de seu mandato. Portanto, também se torna inelegível, de acordo com as regras da lei de registro limpa.

Crimes cometidos por Zambelli

O entendimento da maioria da primeira classe é que Carla Zambelli e Walter Delgatti cometeram os crimes de invasão do dispositivo de computador e a falsidade ideológica.

VEJA  Live: Siga a massa de inauguração do papa Leo XIV

Ambos foram acusados ​​pelo Gabinete do Procurador -Geral (PGR) de coordenar ataques contra sistemas CNJ, com a intenção de incitar atos antidemocráticos.

Continue após a publicidade

De acordo com a denúncia, Delgatti teria sido orientado por Zambelli a invadir o sistema para inserir documentos falsos. Entre esses documentos está um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.

A PGR afirma que a intenção era “duvidar da legitimidade da justiça” para promover manifestações contra instituições.

– O desempenho vil de um deputado, que exerce um mandato que representa o povo brasileiro, e um indivíduo com conhecimento técnico específico causou danos relevantes e duráveis ​​à credibilidade das instituições, violando os princípios constitucionais consagrados no Brasil, disse Moraes.

Motivação de oração

Moraes disse que o deputado atuou como um “instigador” e “autor intelectual” dos crimes cometidos por Delgatti. As ações foram classificadas como uma “afronta direta à dignidade da justiça”, que “compromete seriamente” a confiança da sociedade no judiciário.

Continue após a publicidade

Mesmo assim, a PGR enfatizou que as ações de Zambelli e Delgatti foram além do alcance pessoal, em um ataque à segurança e integridade do judiciário.

“Os ataques coordenados pelo parlamentar e feitos pelo hacker marcaram a gravidade e tiveram o objetivo espúrio de desestabilizar as instituições republicanas”, disse a agência.

*Com informações G1

Leia também

Perda de mandato e 10 anos de prisão: a maioria do STF para condenar Carla Zambelli

Moraes e Dino votam para condenar Carla Zambelli a 10 anos de prisão pela invasão do CNJ

Read more

Local News

Viral Jornal
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.