Prefeito de Capivari de Baixo, que foi demitido pelo CPI retorna à posição após uma decisão judicial

Share

A ilegalidade da eliminação provisória do prefeito porque as queixas na educação motivaram a decisão do Tribunal

Prefeito de Capivari de Baido

Claud Bitencourt retorna à posição do prefeito após dois dias (foto: redes sociais, reprodução)

O prefeito de Capivari de Baido, no sul de Santa Catarina, Claud Bitencourt (PL) retornará ao cargo de prefeito por decisão do Tribunal nesta quinta -feira (15), depois de ser demitido por um IPC estabelecido pelo Conselho da Cidade.

Continue após a publicidade

Clique aqui para receber notícias NSC total no canal do WhatsApp

A Comissão de Investigação Parlamentar (CPI) foi estabelecida através de uma queixa de supostas irregularidades que ocorreram no Secretaria Municipal de Educação. Na sessão comum na segunda -feira (12), a Câmara recebeu e aceitou a denúncia, que iniciou o processo e a constituição da Comissão de Processamento.

Portanto, Claud foi eliminado do exercício da posição do prefeito na terça -feira (13). Na quinta -feira de manhã, o Vicealcalde Samira Vargas Porto assumiu a posição.

De acordo com a ordem assinada pelo juiz substituto Ana Luiza da Cruz Palhares na quinta -feira, o Conselho da Cidade não tem o poder de eliminar o prefeito e quem tem jurisdição para julgar os crimes de responsabilidade seria o judiciário.

VEJA  Esta cidade em RJ surpreende com passagem barata, boa comida e frio saboroso!

Continue após a publicidade

O que a defesa do prefeito de Capivari de Baido diz

A defesa do prefeito de Capivari de Baiixo afirma que ele aprendeu da intenção da remoção por dois dias e que vê a situação como um movimento político, de pessoas que teriam agido para a revogação da posição da violação da lei federal.

O advogado Rodrigo Fernandes afirma que as nulidades foram encontradas na maneira como a denúncia foi processada e indica que a lei não fornece essa eliminação, especialmente porque nesses casos seriam de responsabilidade da justiça do Estado, não do Conselho da Cidade.

Ele também disse que o que surpreendeu foi a “agilidade e precipitação” ao notificar a cassação. A defesa já estava aguardando a decisão que definia o retorno ao cargo, e o processo deveria continuar, mas não é visto com preocupação com a defesa.

Leia também

Hang diz que o Conselho da Cidade de Joinville é “asilo” e o prefeito condena o ataque

A cidade de Greater Florianópolis busca o apoio dos conselheiros para financiamento milionário; Veja os trabalhos

Read more

Local News

Viral Jornal
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.